top of page

Presentes

Terceira linguagem do amor: Presentes

 

Você se sente amado(a) quando é lembrado(a) por alguém através de um presente.

 

Alguns trechos do livro que se referem a essa linguagem:

 

É preciso pensar em alguém para presentear. O presente em si é um símbolo desse pensamento. Não importa se custa dinheiro. O importante é que você pensou na pessoa. E não é apenas a intenção do pensamento que conta, mas o pensamento expresso pelo presente oferecido como expressão de amor.

 

O presente é um símbolo visual do amor.

 

Para a pessoa cuja linguagem do amor primária são presentes, o custo será de pouca importância, a não ser que esteja muito distante do seu orçamento. Se o milionário der apenas presentes baratos, a esposa pode questionar se é mesmo uma expressão de amor, mas, quando as finanças da família são limitadas, um presente de valor irrisório pode representar um amor que vale milhões.

 

Se a linguagem do amor primária do seu cônjuge são presentes, você pode se tornar um especialista em presentear. Na verdade, essa é uma das linguagens do amor mais fáceis de aprender.

 

Escolha presentes que se sinta à vontade para comprar, criar ou achar, e os presenteie. Não espere uma ocasião especial. Se a linguagem do amor primária de seu cônjuge são presentes, praticamente qualquer coisa que lhe der será recebida como uma expressão de amor. (Se houve críticas a seus presentes no passado, e se quase nada que você presenteou foi aceitável, então é quase certeza que presentes não são a linguagem do amor primária de seu cônjuge).

 

Se você é um gastador, então terá pouca dificuldade em comprar presentes para seu cônjuge; mas se for um poupador, sentirá resistência emocional à ideia de gastar dinheiro como expressão de amor.

 

Se descobrir que a linguagem do amor primária do seu cônjuge são presentes, talvez venha a entender que comprar presentes é o melhor investimento a fazer. Você investe em seu relacionamento e enche o tanque de amor emocional dele. Com um tanque de amor cheio, ele lhe retribuirá amor emocional numa linguagem compreensível para você. Quando as necessidades emocionais de ambos são satisfeitas, o casamento assume uma dimensão completamente nova.

 

Existe um presente intangível que às vezes fala mais alto que um presente material. Eu o chamo de presentear a si mesmo ou presente da presença. Estar presente quando seu cônjuge precisa é uma atitude de grande valor a alguém cuja linguagem do amor primária são presentes.

 

Sugestões caso a linguagem do amor do seu cônjuge seja Presentes:

 

(1)

Faça um desfile de presentes. Deixe uma caixa de bombons pela manhã; mande entregar flores à tarde; dê um presente à noite. Quando seu cônjuge perguntar: “O que está acontecendo?”, responda: “Estou apenas tentando encher o seu tanque de amor!”.

 

(2)

Deixe a natureza ser seu guia. Da próxima vez que passear pela vizinhança, mantenha os olhos abertos a fim de encontrar algum presente para seu cônjuge. Pode ser uma pedra, um galho ou uma pena. Você pode até mesmo atribuir um significado especial para seu presente natural. Por exemplo: uma pedra lisa simboliza seu casamento, que agora tem todas as partes ásperas polidas. Uma pena simboliza o poder de seu cônjuge de fazê-lo sentir-se nas nuvens.

 

(3)

Descubra o valor de objetos feitos à mão. Faça um presente para seu cônjuge. Talvez seja necessário matricular-se em algum curso: cerâmica, ourivesaria, pintura, escultura em madeira etc. O propósito principal é criar algo para presentear a seu cônjuge. Um presente feito à mão muitas vezes se torna uma relíquia familiar.

 

(4)

Dê a seu cônjuge um presente por dia durante uma semana. Não precisa ser uma semana especial. Prometo a você que ela se transformará na “Semana do Ano”! Se você for uma pessoa vibrante, poderá transformá-la no “Mês do Ano”! Não, seu cônjuge não esperará que você mantenha essa prática pelo resto da vida.

 

(5)

Crie um caderno de “ideias para presentes”. Sempre que ouvir o cônjuge dizer: “Gosto muito disso”, anote no caderno. Ouça com atenção e você formará uma lista extensa, que servirá como guia quando for escolher um presente. Para manter a lista atualizada, olhem juntos alguma loja de compras on-line.

 

(6)

Recorra aos serviços de um personal shopper, um especialista em compras. Se você realmente não faz ideia de como escolher um presente, peça a um amigo ou a um membro da família que conhece seu cônjuge para ajudar. A maioria das pessoas gosta de fazer um amigo feliz comprando-lhe presentes, especialmente se for com o seu dinheiro.

 

(7)

Ofereça o presente da presença. Diga a seu cônjuge: “Quero oferecer o presente de minha presença em qualquer evento ou ocasião que você desejar neste mês. Diga-me quando e eu farei todo o possível para estar presente”. Prepare-se! Seja positivo! Quem sabe você aprecie um concerto sinfônico ou um jogo de vôlei.

 

(8)

Dê um livro a seu cônjuge e comprometa-se a lê-lo também. Em seguida, ofereça-se para discutirem juntos um capítulo por semana. Não escolha um livro que você quer que seu cônjuge leia, mas um livro sobre um tópico de interesse dele: sexo, futebol, costura, administração financeira, criação de filhos, religião e viagens.

 

(9)

Faça um tributo duradouro. Dê um presente à igreja do seu cônjuge ou à instituição de caridade favorita dele para homenagear seu aniversário, o aniversário de casamento de vocês ou alguma outra ocasião. Peça à instituição de caridade que envie um cartão informando a seu cônjuge o que você fez. A igreja ou a instituição ficarão muito felizes, e seu cônjuge também.

 

(10)

Dê um presente vivo. Compre e plante uma árvore ou um arbusto com flores em homenagem a seu cônjuge. Plante-a em seu jardim, onde poderá regá-la e cuidar dela, ou então num parque público, com a devida autorização, para que outras pessoas a vejam e desfrutem dela. Você receberá o crédito por isso ano após ano.

bottom of page